49 alunos fazem a colação de grau na unidade Central da UCEFF

A colação de grau marca o momento importante para a instituição: a entrega de profissionais qualificados para o mercado de trabalho

Novos profissionais para o mercado de trabalho! A terça-feira, dia 17/12, marca uma data muito especial para a UCEFF Chapecó. Aconteceu, no auditório da unidade central, a colação de grau de 49 alunos, que saem da faculdade cheio de energia e conhecimento, para o mercado de trabalho. 

Na ocasião, formaram-se uma biomédica, uma engenheira civil, 12 fisioterapeutas, uma médica veterinária, cinco nutricionistas, 15 cirurgiões dentistas, nove psicólogos e cinco quiropraxistas. 

A professora Elaine Cristina de Souza Neves Serpa, coordenadora pedagógica, salienta esse momento importante para a vida dos profissionais. 

“O dia da formatura representa o encerramento de um ciclo em que todos, durante seus anos de estudo e dedicação, buscaram o ensinamento necessário para poderem ingressar no mercado de trabalho, que se apresenta cada vez mais competitivo. Agradecemos a cada um dos formandos pela confiança depositada na UCEFF durante todo esse período da sua jornada acadêmica”, salienta a professora

Caminhos que se encontram 

Encontrar os colegas nesse dia é muito especial. Para a aluna, agora psicóloga, Laila da Silva Prado Motta Meneses, foi ainda mais especial. Morando em Blumenau, há um ano e meio ela vinha para Chapecó todas as semanas fazer as aulas e os estágios. 

Laila salienta como foi a sua rotina de viagens até a formatura. “Obviamente não foi fácil! Eu viajava mil quilômetros por semana, porque da minha casa até a UCEFF da 487 km. Os períodos mais difíceis, eram as estradas, por serem movimentadas, pela falta de manutenção. E eu encarei chuva, neblina a noite, porque tenho costume de dirigir mais de madrugada”, explica. 

Essa é a segunda graduação da Laila. Formada em direito, a psicóloga salienta que a escolha em cursar psicologia na UCEFF se deu pela pesquisa do quadro de docentes e pelo coordenador do curso, o professor Domingos L. Palma. 

“A minha manutenção no curso, após eu me mudar para Blumenau, se deu em virtude da qualidade do ensino que eu estava recebendo, por eu ter uma supervisora que seria a Bruna Odorcik, que é uma neuropsicóloga que tem um grande nome em Santa Catarina, e era o meu desejo ser supervisionada por ela. E obviamente, a coordenação do curso de psicologia, o professor Domingos”.  

Emocionado com o relato da aluna, o professor Domingos L. Palma, relata a importância de ter um time de profissionais, de professores e os alunos para esse momento. 

“Um time, quando bem estrutura, e aqui eu incluo nossos alunos, favorecem essa possibilidade. Trabalho na área de educação superior e educação de adultos há mais de 30 anos e os desafios para formar pessoas no Brasil são hercúleos, tanto emocionalmente quanto financeiramente. Mas cada aula planejada, cada estágio realizado valeram a pena”, salienta.

Professores focados na formação dos alunos

O relato da nossa ex-aluna, agora psicóloga formada, nos mostra o quanto é importante o papel dos professores na vida dos alunos. O professor Domingos L. Palma, fala sobre o importante impacto que a atuação acadêmica tem na sua vida. 

“Não tem valor o que estamos brindando hoje aqui. Quando um pai vem e me agradece por seu filho é uma sensação única e um sentimento de vitória que me comove”, salienta o professor. 

A formatura em psicologia, na vida da Laila, significa um recomeço. Além de ter novas oportunidades, a psicóloga salienta que se redescobriu no curso de psicologia da UCEFF. 

“A formatura, para mim, significa um recomeço. É tão bom podermos recomeçar na vida! O curso que escolhi, aos 18 anos, não é o que eu quero fazer para sempre. E eu me redescobri dentro da psicologia. Fiquei realmente apaixonada pelo curso. Recomendo, inclusive. É um curso que gostei muito de fazer. Acredito que por conta do coordenador do curso na unidade, ser da PBE, que são as Práticas Baseadas em Evidências, comprovada cientificamente, acaba certificando o curso da UCEFF um curso diferenciado”, finaliza Laila.  

O professor Domingos finaliza salientando a qualidade dos profissionais entregues para o mercado de trabalho, e finaliza agradecendo. 

“Entregamos para a sociedade chapecoense, e brasileira, psicólogos com um know-how com excelente qualidade, que irão desenvolver suas atividades de forma segura e com conhecimento suficiente. Obrigado a toda UCEFF e seus colaboradores e a essas famílias que acreditaram no nosso projeto. O sonho é real”, finaliza o professor.

Compartilhe

Posts relacionados

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.
WhatsApp