
O professor Leônidas de Oliveira Neto, doutor em Saúde Coletiva pela UFRN, fez o fechamento das palestras no último dia do evento.
Da promoção da saúde à reabilitação. Este é o tema da primeira semana acadêmica do curso de fisioterapia da UCEFF Educacional, que aborda os três níveis de atenção à saúde. O evento aconteceu nos dias 02 e 03/09, na unidade da UCEFF Educacional do bairro Palmital, em Chapecó. E, contou com duas cerimonias de entrega dos jalecos, para os acadêmicos do oitavo e do décimo período do curso.
A coordenadora do curso de fisioterapia da UCEEF, Laura Foschera, explica que esta edição da semana acadêmica foi construída da necessidade de se pensar fora da sala de aula. Precisamos “proporcionar momentos com os acadêmicos de outros períodos para haver trocas de conhecimentos”, salienta.
Os dois dias de evento foi repleto de atividades com os acadêmicos. Foram pensadas palestras e workshops para acontecer momentos de teoria e prática. As palestras estão divididas nos dois dias, no primeiro o professor Marco Antonio Bilibio, vai abordar as vivências e dos desafios dos profissionais da Fisioterapia Esportiva.
Após o intervalo, ainda no primeiro dia, os alunos irão para os workshops, que são eles: Dryneedling: da teoria à prática, com a professora Samanda Volpatto; Conhecendo o conceito Neuroevolutivo Bobath: prática aos manuseios, com a professora Michele Breansini; Atuação do fisioterapeuta em Unidade de Terapia Intensica, com o professor Carlos Cassiano Figueiró da Silva; e Técnicas de Fisioterapia Respiratória no Adulto, com a professora Tila Simoni.
Já no segundo dia, a professora Taila Simoni fará a abertura com a palestra “A atuação do Fisioterapeuta em Cuidados Paliativos: impacto e perspectivas”. O professor Leônidas de Oliveira Neto, fará o fechamento com a palestra: “Tecnologia como aliada à avaliação biomecânica”.
Conheça o nosso convidado
Leônidas de Oliveira Neto é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesta mesma instituição formou-se como educador físico, fisioterapeuta, fez o mestrado em Educação Física e o doutorado em Saúde Coletiva. A sua palestra abordou a tecnologia como aliada à avaliação biomecânica. Traz como reflexão a importância de aliar a tecnologia com o afeto. Dessa forma, podemos entender que a atuação do fisioterapeuta na vida do paciente é única.
Leônidas relaciona a importância do profissional de fisioterapia entender a tecnologia vem para somar na sua atuação. “Todas as características biomecânicas, que tem um pano de fundo forte nesta discussão, no processo de reabilitação a tecnologia vem para auxiliar”. O professor complementa, ser necessário entender o paciente, suas características e peculiaridades. “As tecnologias permitem os profissionais quebrar as bolhas e atingir um linear de proximidade com os pacientes”, finaliza.
Cerimônia do Jaleco
O evento vai marcar a cerimônia de entrega dos jalecos, para os acadêmicos do oitavo e décimo semestre do curso. Um momento já aguardado pelos acadêmicos de fisioterapia. A coordenadora do curso, professora Laura Foschera, explica que “estamos fazendo agora com essas turmas para simbolizar o início dos estágios curriculares na clínica escola, para o oitavo semestre, e o fim da trajetória acadêmica dos alunos do décimo semestre”.
O décimo semestre do curso de fisioterapia vai começar o estágio curricular com a comunidade, atuando diretamente nas áreas de interesse de cada acadêmico. A acadêmica Fernanda Costanaro Winckler, 22 anos, participou da solenidade hoje, com seus colegas e comenta que o gesto é uma valorização da instituição perante a sua turma. “Esse momento, para nós enquanto turma, significa muito, porque a gente se sente valorizados e agradecidos por receber esse jaleco como o início do nosso estágio na comunidade, que representa o fim do nosso percurso na faculdade”.
As instituições estão acolhendo os acadêmicos do curso para o seu estágio na comunidade, disciplina orientada e supervisionada pelos professores da UCEFF Educacional. Laura, coordenadora do curso, explica que ver os alunos percorrendo esse caminho profissional é muito importante. E, acima de tudo, “representa a importância e a diferença que o curso de fisioterapia da UCEFF está fazendo em sua comunidade, mostrando cada vez mais excelência”, finaliza.

