
Acadêmicos do oitavo período estão colocando suas habilidades e conhecimentos em prática no estágio curricular obrigatório.
Para os acadêmicos de nutrição da UCEFF, chegou um momento aguardado por todos os alunos: colocar os conhecimentos em prática. O estágio curricular obrigatório está acontecendo na unidade de Chapecó, São Miguel do Oeste e Itapiranga, e marca o fim da graduação e o início da carreira profissional dos acadêmicos.
A Coordenadora do curso nas três unidades, professora Micheli Trentin, salienta a importância desta etapa na carreira profissional dos alunos. “Este estágio é o de finalização do curso. É um momento importante de aprendizagem dos alunos em relação a planejamento de dietas alimentares, avaliação nutricional com dados antropométricos, balança de biopedância e avaliações de exames laboratoriais para conhecer a rotina de cada paciente”.
Cada paciente traz um aprendizado único para os acadêmicos. A professora explica que “no curso de nutrição, os alunos aprendem sobre cada ciclo da vida, sobre cada tipo de patologia, cada especialidade. E no estágio eles vão colocar em prática um pouco de cada uma delas”.
Os encontros são realizados nas clínicas escolas de cada unidade, e é supervisionado por professores. Karyne Kreuz, professora da UCEFF, salienta que “a chegada aos estágios, é um momento em que a teoria encontra a prática e o estudante começa a aplicar seus conhecimentos em um ambiente profissional real”.
Rotina de atendimentos
O atendimento está dividido em três etapas. Trazendo um conhecimento de toda a evolução dos pacientes. Karyne, salienta que estas etapas permitem o “permitem ao estudante: aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades práticas, além das primeiras vivências profissionais”.
Na primeira etapa do atendimento os alunos conhecem os pacientes, fazem uma anamnese e as avaliações nutricionais. E assim, junto visando cada paciente, vai se delimitar o tipo de dieta. “O objetivo é conhecer a rotina de cada paciente, para depois fazer o planejamento de dieta. E assim, entender se é uma dieta de reeducação alimentar, para alguma patologia específica, para uma criança ou gestante. O estágio vai abranger estas áreas, com o foco do objetivo de cada paciente”, explica a professora.
Na etapa, geralmente uma semana depois da primeira sessão, os pacientes voltam à clínica escola para receber a dieta e as orientações. A última etapa do processo é a avaliação de retorno dos pacientes, quando é feito o mesmo processo de avaliação para identificar a evolução dos pacientes.

Ufa, chegaram os estágios!
A acadêmica do oitavo semestre, Julia de Oliveira, narra esse momento de chegar até o estágio. Julia salienta que, “nós nos preparamos há oito semestres para chegar neste, no estágio aqui na clínica, e é um momento muito importante para nós. Vai ser um divisor de águas na nossa carreira, principalmente porque a gente pretende seguir a área clínica”.
Alguns dos estudantes vão seguir a nutrição hospitalar. Este é o caso da Gabriella Cristina Veit, que está se preparando para cumprir seu estágio no Hospital Regional, em Chapecó. “Esta é uma oportunidade muito importante, me sinto privilegiada. Vou estar no setor da UTI, e acredito que vou aprender muita coisa com os profissionais. É um momento único no estágio clínico.
A professora Karyne lembra que a trajetória do acadêmico de Nutrição é marcada por uma bela imersão no universo da alimentação e da saúde. Então, para mim como professora, é muito gratificante poder acompanhar a trajetória dos alunos até o estágio, pois inicia a vida profissional das alunas”, finaliza.