
Na última terça-feira (06), os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da UCEFF Itapiranga realizaram no auditório do Bloco A uma palestra sobre Inteligência Artificial, com o tema: “Você não será substituído pela IA, mas será substituído por um profissional que saiba usar IA”.
Por meio da palestra, que foi ministrada pela arquiteta e urbanista Kenia Pereira, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos e descobrir como a inteligência artificial está transformando as práticas profissionais na área, desde a concepção de projetos até a gestão de escritórios, passando pela criação de ambientes virtuais e estratégias de marketing digital.
De acordo com Ana Bell Henn, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a palestra foi essencial para reforçar a necessidade do contato dos profissionais com a inteligência artificial.
“O futuro da Arquitetura, Engenharia e Design passa por essa interseção entre técnica, sensibilidade e tecnologia – e cabe a nós nos prepararmos para ele -, por isso é essencial que busquemos explorar diferentes conteúdos, ferramentas e abordagens, sempre com responsabilidade e embasamento. A integração da tecnologia deve acontecer de maneira coerente com os objetivos acadêmicos e profissionais, fomentando inovação, criatividade e crescimento. Na palestra, ficou evidente que a IA, quando utilizada de forma estratégica e consciente, tem grande potencial para tornar-se uma aliada na nossa rotina profissional, otimizando processos sem comprometer as competências técnicas que fundamentam nossa atuação.”

A palestrante Kenia Pereira disse que foi uma honra participar desse momento com os alunos de Arquitetura e Engenharia Civil da UCEFF Itapiranga.
“Durante o encontro, os estudantes puderam conhecer o cenário atual da inteligência artificial aplicada à Arquitetura, Design e Engenharia, explorando ferramentas que já estão revolucionando a prática profissional. Os conteúdos apresentados, quando acessados ainda na formação acadêmica, ampliam horizontes e preparam o aluno para os desafios e possibilidades de um mercado em transformação. Mais do que acompanhar uma tendência, é sobre desenvolver uma mentalidade de inovação e adaptação, habilidades cada vez mais valiosas.”
Para o acadêmico do sétimo período de Engenharia Civil, Adilson Luiz Gorziza Ribeiro, essa experiência foi extremamente enriquecedora e contribuiu bastante com a sua jornada de conhecimento.
“A palestra nos trouxe a conscientização da importância de um profissional saber utilizar a IA a seu favor, podendo assim se destacar no mercado de trabalho. Além disso, ela proporcionou uma visão clara de como a IA está transformando os processos tradicionais de projeto, análise e execução, otimizando tempo, reduzindo erros, influenciando nas ideias e permitindo tomadas de decisões mais assertivas com base em dados. O aprendizado mais marcante foi entender que a IA não substitui o engenheiro, mas sim potencializa suas capacidades.”
A UCEFF se orgulha em proporcionar esses momentos de interação, essenciais para a jornada acadêmica do aluno. Mais do que apenas formar profissionais para o mercado de trabalho, a UCEFF tem como objetivo a construção de carreiras vencedoras.